Saiba mais sobre esta promoção ou dica

Após quase dois anos com viagens restritas, este será o primeiro fim de ano com um pouco mais de liberdade. Mas isso está criando um alerta no setor de turismo, pois há a expectativa de superlotação em voos nacionais.

Segundo informações do Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, é bem provável que 100% dos voos domésticos estejam preenchidos nos meses do fim de ano, principalmente na semana do réveillon. Além disso, as companhias aéreas podem voltar a operar com 100% da capacidade entre os meses de dezembro e janeiro.

Isso se deve ao avanço da vacinação no país, onde a estimativa é que até dezembro, praticamente toda a população adulta esteja com a imunização completa, inclusive com as doses de reforço.

É uma boa informação para o setor de turismo, que foi o primeiro a sentir os efeitos da pandemia e deve ser o último a se recuperar.

Voos mais caros no fim de ano

Porém apesar da superlotação nas viagens do fim de ano, os passageiros devem pagar valores muito altos por essas passagens. A justificativa é o dólar alto e o aumento expressivo dos combustíveis.

Segundo o IBGE, a prévia da inflação, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), já provocou um aumento de 35,6% no preço das passagens aéreas. O mesmo acontece para viagens rodoviárias.

A recomendação expressiva do setor é que os voos sejam reservados com antecedência. Setembro é o mês ideal para fazer as reservas e conseguir preços mais atrativos para as viagens de réveillon.

Como baixar o preço?

Segundo o secretário, o governo já fez investimentos de 2,5 bi de reais no setor. Além disso os leilões de aeroportos tem movimentado outras questões e melhorado os terminais para a alta temporada.

Há também um movimento para que ocorra a isenção do Imposto de Renda para leasing de aeronaves, além de ações sobre impostos para manutenção de aeronaves, com insumos isentos de IPI e outros. Este tema deve ser debatido na segunda fase da Reforma Tributária, que caminha sobre a PL 2337/21.

Dicas para economizar

Mas há ações que o próprio consumidor pode realizar para economizar e garantir a sua viagem para o fim de ano. Entre as dicas para o réveillon estão:

Reserva antecipada

Este é o tema principal. Opte por realizar suas reservas com no mínimo 90 dias de antecedência. As companhias aéreas recomendam 28 dias, mas se tratando da alta temporada e do feriado de réveillon, quanto antes, melhor.

Hospedagem mais afastada

Em relação à hospedagem, que é outro tema muito comum neste período, a recomendação é buscar alternativas um pouco mais afastado da orla da praia. Assim quanto mais próximo da avenida principal, mais caro a hospedagem.

Mas não precisa ser nada muito longe. Duas ou três quadras da praia já é o suficiente para economizar. E reserve com antecedência, assim não corre o risco de ficar sem quarto no feriado de ano novo.

Mesmo que sua viagem não seja para a praia, uma acomodação mais distante do centro é o ideal para economizar.

Autor
Wes

Wes

Apaixonado por viagens, escrever e réveillon.