Saiba mais sobre esta promoção ou dica

Vai viajar no feriado de ano novo e pretende se hospedar no Airbnb? A plataforma de reservas de hospedagem é ótima para encontrar boas oportunidades durante o réveillon, mas é preciso ficar atento aos golpes para não perder dinheiro, tempo e sair frustrado da viagem.

E para que você fique atento na hora de realizar as reservas, hoje vamos falar sobre 7 golpes mais comuns no Airbnb e como evitar cair neles durante as reservas de hospedagem na virada de ano.

Sete golpes mais comuns ao alugar quartos de ano novo no Airbnb

O Airbnb é uma ótima opção para quem quer viajar e economizar. No entanto, é importante estar atento aos golpes mais comuns na plataforma, principalmente durante o período de réveillon.

Aqui estão 7 golpes mais comuns que você deve ficar atento:

1. Anúncios falsos

Um dos golpes mais comuns é o anúncio falso. Nesse caso, o golpista cria um anúncio para um imóvel que não existe ou que não é de sua propriedade. Para atrair vítimas, o golpista geralmente oferece preços muito abaixo do mercado.

Como evitar:

  • Sempre verifique as avaliações do imóvel. Se o anúncio tiver muitas avaliações negativas, desconfie.
  • Faça uma pesquisa sobre o imóvel no Google Maps. Assim se o imóvel não existir, é um sinal de que o anúncio é falso.
  • E converse com o anfitrião pelo chat do Airbnb. Se o anfitrião não responder ou estiver desinteressado em conversar, desconfie do anúncio.

2. Fotos falsas em anúncios

Outro golpe comum é o uso de fotos falsas para ilustrar o anúncio. Nesse caso, o golpista usa fotos de um imóvel que não é o que ele está oferecendo. As fotos também podem ter sido geradas por Inteligência Artificial (IA).

Como evitar:

  • Verifique as fotos do imóvel. Se a decoração e itens da foto for fora do que está descrito ou em um padrão muito mais alto do que o valor normalmente cobrado por uma diária, desconfie.
  • Assim como na dica anterior faça uma pesquisa sobre o imóvel no Google Maps. Se o imóvel for diferente das fotos ou com características diferentes do provável interior, desconfie e fique atento.
  • Você também pode conversar com o anfitrião pelo chat do Airbnb e solicitar que ele envie fotos atuais do imóvel.
  • Se for possível, peça para ele fazer uma chamada de vídeo apresentando o imóvel.

3. Anúncios sem contrato

O Airbnb exige que os anfitriões tenham um contrato de aluguel para cada reserva. No entanto, alguns golpistas oferecem reservas sem contrato.

Como evitar:

  • Sempre exija um contrato de aluguel. O contrato deve ser assinado pelo anfitrião e pelo hóspede.
  • Leia atentamente o contrato antes de assinar.

4. Anúncios de quartos com taxas extras

Neste exemplo os golpistas cobram taxas extras que não estão listadas no anúncio. Essas taxas podem ser cobradas por serviços como limpeza, estacionamento, Wi-Fi ou outros.

Como evitar:

  • Leia atentamente o anúncio antes de fazer a reserva. Todas as taxas devem estar listadas no anúncio.
  • E converse com o anfitrião sobre as taxas extras antes de fazer a reserva.

5. Golpe dos cancelamentos

Alguns golpistas cancelam as reservas no último minuto. Isso pode acontecer por vários motivos, como o golpista ter encontrado um comprador para o imóvel ou porque ele não tem o imóvel disponível. Durante a alta temporada do réveillon, muitos acabam cancelando a hospedagem para alugar mais caro para outros que estejam desesperados.

Como evitar:

  • Sempre faça um seguro de viagem. O seguro de viagem pode cobrir o custo da reserva em caso de cancelamento.
  • Assim faça a reserva com antecedência. Isso dará a você mais tempo para encontrar um novo imóvel caso o anfitrião cancele a reserva.

6. Anúncios com check-in ou check-out difícil

Alguns golpistas dificultam o check-in ou o check-out dos hóspedes. Isso pode acontecer por vários motivos, como o golpista não estar disponível para receber os hóspedes ou porque ele não tem as chaves do imóvel.

Como evitar:

  • Portanto leia atentamente o anúncio antes de fazer a reserva. As informações sobre o check-in e o check-out devem estar listadas no anúncio.
  • Converse com o anfitrião sobre o check-in e o check-out através do chat oficial do Airbnb antes de fazer a reserva.

7. Anúncios com regras abusivas fora do contrato

Há golpes que impõem regras abusivas aos hóspedes. Essas regras podem ser coisas como proibir festas, fumar no imóvel, animais e outros. Mas você só descobre quando chegar lá. Isso pode estragar totalmente a sua experiência. Entretanto, desde que esteja no contrato, você vai precisar respeitar as regras do anfitrião.

Como evitar:

  • Leia atentamente as regras do imóvel antes de fazer a reserva. As regras devem estar listadas no anúncio.
  • Assim converse com o anfitrião sobre as regras do imóvel antes de fazer a reserva.

Dicas adicionais para evitar golpes no Airbnb durante as reservas de réveillon

  • Use apenas o site ou o aplicativo oficial do Airbnb;
  • Não pague a reserva por fora do Airbnb;
  • Mantenha o contato com o anfitrião pelo chat do do próprio site do Airbnb;
  • Mas se você suspeitar de um golpe, denuncie para a plataforma.

Assim ao seguir essas dicas, você pode evitar cair em golpes no site e garantir uma viagem tranquila e segura durante a virada de ano.

Autor
Wes

Wes

Apaixonado por viagens, escrever e réveillon.