Conhecido como “Passaporte da Vacina”, a exigência de apresentar o comprovante de imunização completa, pode ser uma tendência neste réveillon. Destinos nacionais e internacionais começam a se programar para aceitar pessoas que estejam com as doses da vacina em dia.
Esse documento poderá ter sua solicitação em estabelecimentos particulares, destinos mais restritos (Ilhas, arquipélagos, etc) e também nos próprios aeroportos. Esta será uma das condições para que o turista tenha acesso ao país para passar o ano novo.
Caso seja identificado que o cidadão esteja sem tomar o imunizante, ou com a segunda dose atrasada, pode haver proibição de entrada no destino ou o estabelecimento sofrer consequências da Vigilância Sanitária.
São Paulo
Nesta semana, a prefeitura de São Paulo, anunciou que o passaporte da vacina será uma exigência para entrar em restaurantes, shoppings, shows, estádios e outros locais que com aglomeração de pessoas. Na capital, o documento estará sendo emitido através do aplicativo e-Saúde disponível para Android e iOS.
O prefeito, Ricardo Nunes (MDB), informou que se o estabelecimento ou local for flagrado pela Vigilância Sanitária com pessoas sem a imunização, vai sofrer uma multa. Portanto é fundamental que todos estejam em dia com a documentação.
Mas a prefeitura informou que esses locais irá receber orientações sobre a novidade e o mecanismo de verificação será através deste aplicativo gratuito. Com ele, através de um QR Code, será possível verificar todas as informações do cidadão em relação à vacina. É um processo simples e que contará com um calendário, beneficiando inclusive as pessoas. Isso porque muitos esqueceram de tomar a segunda dose, por exemplo.
Outro detalhe é que mesmo com a imunização completa, a higienização e utilização de máscara será obrigatória, até que as organizações de saúde determine que a situação esteja controlada.
Fonte: G1.
Réveillon
Passar o réveillon em São Paulo será um exemplo do uso deste passaporte. Portanto na hora de realizar as reservas da hospedagem na virada, esteja com a documentação em dia.